quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Diário de Ciclo



Como diz Paulo Freire: “A prática docente crítica implicante do pensar certo envolve o movimento dinâmico, dialético entre o fazer” (FREIRE, Paulo, 1996, p.38). Por isso, nós professores precisamos estar sempre refletindo sobre a nossa prática em sala de aula.
No seminário de abertura do Ciclo três, vale ressaltar a metodologia utilizada para a entrega do Memorial e Diário de Ciclo Dois, pois foi bastante dinâmica e criativa. Houve sensações de curiosidades, aflições, experimentos e adequações. Naquele momento, me senti perdida por parte dos cursistas ao visualizarem todos os pareceres fixados na parede. Diante aquela circunstância, precisava encontrar o meu. Fiz as leituras e me surpreendi ao identificar o meu parecer. Percebi o meu desempenho e os meus erros, ficando extremamente feliz por estar tendo uma evolução na concretização dos meus objetivos. Dessa forma, em sala de aula precisamos surpreender nossos educandos utilizando dinâmicas, jogos e aulas diversificadas. Sempre precisamos desenvolver aulas de formas lúdicas para proporcionar momentos de descontração e não tornar uma aula cansativa e estressante. Em minha sala de aula, estou sempre pesquisando na busca do novo, para poder levar para classe estratégias diferentes, na procura de satisfazer os educandos e assim, estimular o gosto pelo estudo. Além disso, estou sempre elogiando os meus alunos e mostrando meios em que eles podem superar alguns obstáculos. Portanto, essas são umas das formas que podemos utilizar na busca de uma evolução para a concretização dos nossos objetivos.